Por que ser obediente?


Esse é um dos questionamentos mais comuns dos jovens (principalmente adolescentes). Por que obedecer? Para nós, muitas vezes não vemos um motivo, ou achamos que nossa vontade é melhor ou que os pais só mandam pra abusar ou "sei lá o quê". Mas calma, não é assim, e a bíblia nos dá uma resposta bem convicente de por que obedecer:

"Na sua sabedoria, o Senhor colocou pessoas em posições de autoridade sobre você. Quando jovem, o Senhor diz que você deve obedecer aos seus pais, aos seus professores, aos líderes da sua igreja... E mesmo quando adulto, você ainda estará debaixo da autoridade do governo e será chamado a submeter-se à liderança dos mais velhos da igreja. Deus faz a vontade dEle ser realizada em sua vida através da autoridade que ele instituiu. Ao obedecer aos seus pais ou a outros líderes, você está obedecendo a Deus.

Deus diz que ele se agrada quando você obedece aos seus pais. Assim, mesmo quando você discordar deles, lembre que obediência a eles é um presente que você está dando para Deus."

Uma música de Diante do Trono até fala assim: "Obedecer é mais que importante, é prova de amor"
Se não fosse os pais, não saberíamos o que é certo e o que é errado, estaríamos sempre "quebrando a cara". Em sua maioria, eles só querem o melhor pra gente, e uma prova de que palavra de mãe é importante, é que quando a mãe fala "filho, leva o casaco que vai fazer frio", "filha, leva o guarda-chuva que vai chover", "não anda com esse grupo porque eles não são boa influência", "você precisa comer isso pra ficar forte"... Sempre é verdade! Com certeza já aconteceu com você. Então por que ser rebelde e se "ferrar?" Agrada os pais, a Deus e se dá bem.

Você nunca verá um médico dizendo: "Eu sou o que sou hoje, por que desobedeci os meus pais e fazia o que queria"

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20.12).

“Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6.2).

O que eu faço se outra garota paquerar o meu namorado?

Certa vez, uma mãe sábia disse: "Quando outras garotas também acham que o seu namorado é muito legal, receba isso como um elogio." Seja confiante o suficiente para reconhecer o bom gosto delas. Se o seu relacionamento tem a ver com amor, então, o ciúme não pode fazer parte dele. Paulo passa todo esse capítulo definindo o amor (1 Coríntios 13.) Ele é claro ao apontar que o amor verdadeiro não é ciumento. De alguma forma, a gente confunde isso e começa a pensar que, se você ama alguém, você deve agir de modo ciumento e possessivo.
Amor tem a ver com o servir, com o desprendimento, com o cuidado. O orgulho e o ciúme são coisas da insegurança. Tenha fé em Jesus. Ele vai trazer o companheiro perfeito para você. Aprender a amar e a confiar em alguém significa que você não se preocupa com quem ele conversa ou com quem está numa sala com ele. 
Comece a fazer amizades, ao invés de namorar. Dessa maneira, você pode passar o seu tempo com pessoas diferentes até que encontre aquela que se encaixa com as suas crenças e valores, com quem você se diverte, aquela pessoa em quem você confia completamente
As possibilidades de ter um namorado ou namorada vem e vão. Não entre nessa de "eu tenho que ter um namorado". Comprometa-se a ter namoros puros e deixe Deus trazer aquele que ele escolheu para você. 
Quando realmente for amor, o ciúme vai ser derrotado e a confiança vencerá.


Extraído Bíblia Sagrada- Edição com notas para jovens, Linguagem atual.SBB

Quantas vidas você tem?


Cada de um nós passa por guerras diárias, pode ser um problema familiar, pessoas que não gostam de você e quer deixar isso bem claro, tentação.. enfim. Tiago (da bíblia,rs) afirma que as lutas entre as pessoas são fruto de suas próprias lutas internas, causadas pelos problemas humanos. Ex, o desejo humano de ter poder, acaba gerando conflitos.
Nas guerras que conhecemos, seja em filme, ou de verdade, eles usam armas, violência pra vencer, certo? Tbm temos nossas guerras, mas nossas armas são diferentes, não precisamos machucar os outros. Como diz a música Depois da Guerra de Oficina G3 :

E As armas foram as palavras, a vaidade, a motivação.
Feridas que sangraram a alma, a fé de muitos se perdeu.
Um dia irmãos, hoje inimigos. Matou-se o amor que um dia nos fez um.

Se ligue no que Tiago diz:

Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Tiago 4:2-3
"Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres."
Tiago 4:2-3
Até aqui temos duas reflexões:
1- Que é preciso pensar se a busca pra satisfazer os meus desejos pessoais não está gerando conflitos com os outros. 
2- E que é preciso rever minha lista de pedidos de oração e observar se o que tenho pedido a Deus tem uma motivação correta ou é "apenas para gastar em meus prazeres"

O segundo tema que essa lição passa, que é a qual o título se refere é sobre termos uma vida cristã e ao mesmo tempo estarmos praticando as coisas do mundo. ( Mundo, não é no sentido literal, significa uma vida não vivendo os ensinamentos de Cristo). Enfim, isto não pode acontecer, pois há apenas uma vida para ser vivida. Ou você é totalmente de Deus, ou não é. 

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?
Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Tiago4.4

Sabe pq Tiago chama pessoas assim de adúlteras?  Pq o relacionamento com Deus é como um casamento. Como o esposo ou esposa poderia paquerar outra pessoa, sendo eles casados? Não poderia. Seria traição. E quando desejamos as coisas do mundo, estamos traindo a Deus  D:
Existem vários hábitos que não fazem parte da amizade com Deus: Palavrões, mentir, sexo antes do casamento, desrespeito aos pais, e por aí vai. Esses hábitos, não precisamos ter.

Ninguém pode servir a dois senhores;
pois odiará a um e amará o outro,
ou se dedicará a um e desprezará o outro. Mateus 6:24

Você escolhe qual estilo de vida vai seguir, você sabe os desejos do seu coração, você sabe qual sua guerra diária, você sabe se está sendo egoísta em suas orações, você sabe se está traindo seu compromisso com Deus. Eu também sei em minha vida. Estamos no mundo, não podemos sair dele, e mesmo aqui, Deus nos possibilita felicidade, mas não deixe se contaminar, não queira fazer parte desse mundo decadente... Falô.

Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham ânimo! Eu venci o mundo. João 16.33 

iago 4:2-3

Babado forte!

É bem possível que você conheça alguém que fale muito, parece que nem para pra respirar, rs e também aquela que quase não fala, falar com ela é quase um monólogo. Mas a questão não é falar demais ou pouco, mas é o que sai da nossa boca. A língua é um pequeno órgão, mas com um poder incrível. E sim, é difícil controlar o que se fala, mas não impossível. Já parou pra pensar o que uma palavra mal dita pode causar? Feridas profundas, tem gente que morre com uma palavra ecoando em seu coração. E não queremos ser fonte de feridas na alma de alguém né?
Não refrear a língua também tem outro nome: Fofoca. Geralmente chamamos de, "babado" parece menos ofensivo, mas é a mesma coisa. Isso até acontece na igreja, sem querer, ou não. Tipo num culto de oração, alguém se levanta pra pedir pra orar pro fulano e conta tudo o que se passa na vida dele, isso não é legal. Uma ótima coisa a se fazer antes de falar ou escutar algo, é perguntar a pessoa ou a si mesmo: Essa pessoa pode ouvir o que você vai dizer dela? Se não, pare aí, se sim, pq não chamá-la pra conversa?

Uma coisa que eu não entendo e não admiro nem um pouco, são pessoas que uma hora fala da palavra de Deus, ou qualquer coisa boa, depois está chingando. Véi, tá na bíblia:


"Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim"
Tiago 3.10

-É possível que a mesma boca que canta louvores a Deus no domingo seja também a que descarregue palavrões durante a semana?
-É possível que a mesma boca que faz orações pedindo misericórdia a Deus seja também a que acusa o próximo?
-É possível que a mesma boca que promete amar a Deus sobre todas as coisas seja também a que reclama com Deus pq está muito quente ou frio?

Uma vez eu vi uma pregação e guardei isso no meu coração (até anotei) e estou tentando muito por em prática:

Antes de falar algo, analize : É VERDADE, É BOM, VAI EDIFICAR?

Tente: Pensar antes de falar. Não falar mal dos outros. Não falar palavrões. Pedir ajuda a Deus para controlar a língua.

A boca fala do que está cheio o coração
(Mateus 12.34)

Se você leu isto, e sentiu vontade de mudar, é Deus que está falando contigo *-*

Buscar

 

Arquivo do blog

Eternidade Up Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger